Com a chegada de mais dois caças Saab F-39E Gripen, na última semana, a Força Aérea Brasileira (FAB) já soma seis unidades do novo caça em seu inventário.
+ Dassault Falcon 20 completa 60 anos do primeiro voo
+ Primeiros Saab Gripen operacionais entram em serviço na FAB
+ Saab Gripen E faz primeiro lançamento real de míssil Meteor
Os jatos desse lote mais recente chegaram ao Brasil de navio e foram levados para o Aeroporto de Navegantes, onde passaram por ajustes técnicos para permitir o voo até a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde a FAB vai aceitar oficialmente os caças.
Esses jatos serão operados inicialmente pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, localizado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás (GO). Além desses seis aviões, uma sétima aeronave, o FAB 4100, está no Brasil desde setembro de 2020 para testes de desenvolvimento.
O Brasil adquiriu um lote de 36 aeronaves Saab Gripen, sendo 28 da versão monoposto “E” e oito da biposto “F”, ainda em desenvolvimento. Além dos jatos importados da Suécia, parte dos aviões serão produzidos pela Embraer. O país negocia atualmente a expansão do contrato para a aquisição de mais jatos do mesmo modelo.